segunda-feira, 8 de julho de 2013

Plano de aula utilizando o curta Desirella de Carlos Eduardo Nogueira

PLANO DE AULA

Componente Curricular: Língua Portuguesa
Duração: duas aulas de 50 minutos.

Objetivos

  • Analisar questões sociais presentes na realidade cotidiana.
  • Construir argumentos orais, demonstrando opinião própria e compreensão diante de fatos.
  • Produzir um texto dissertativo.

Conteúdo

  • Construção de argumentos orais e escritos.

Metodologia

  1. Exibição do curta Desirella, de Carlos Eduardo Nogueira;
  2. Construção de argumentos orais, a partir da temática desenvolvida no vídeo. A ideia é lançar perguntas aos alunos que instiguem ao pensamento crítico e a criação de opinião bem fundamentada e convincente.   
    • Tempestade de ideias. Escrever no quadro branco as temáticas que podem ser abordadas a partir do curta Desirella.
    • Elencar as opiniões em colunas por meio de palavras-chave. Cada opinião deverá ser ouvida e discutida, permitindo uma interação entre as opiniões dos alunos e assim, a troca de conhecimentos e diferentes pontos de vista.
    • A finalização da atividade ocorre com a construção de uma tabela (no quadro ou no pŕoprio caderno do aluno) que expressa as múltiplas opiniões e pontos de vista advindas de um único meio (o curta).
  3. Produção de um texto dissertativo a partir de uma temática obtida das discussões anteriores.

Recursos

  • Data show;
  • Aparelho de áudio (caixa de som);
  • Quadro branco e marcador para quadro branco.

Avaliação

  • Avaliar a capacidade de criação de argumentos orais e escritos, bem como a interação entre opiniões divergentes ou não.

Um comentário:

  1. Ótimo plano Wellington! Você poderia postar os resultados dessa aula? Como ela foi feita, quais as dificuldades enfrentadas, o que acha que pode ser modificado e se ela terá continuidade...
    Parabéns!

    ResponderExcluir